Crie um aplicativo de
maneira simples e rápida

10 Dicas de melhorar a economia na sua empresa

Em tempos de crise econômica, muitos empreendedores estão cortando custos em suas empresas para conseguir manter as contas em dia e não reduzir tanto a lucratividade. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para que as pequenas e médias empresas economizem, mantenham seus custos e usem de forma mais otimizada seus recursos para tornar seus serviços e produtos mais competitivos e garantir um melhor posicionamento de mercado e margem de lucro mais alta:
 

  1. Analise seus custos: Faça uma avaliação prévia dos seus custos. Faça uma planilha com todos os detalhes de entrada e saída de custos. Você vai ter uma visão mais precisa de onde está o maior gasto de dinheiro da empresa.
  1. Mantenha a folha de pagamento enxuta: A contratação de um novo funcionário precisa ser muito bem pensada e calculada. Trata-se de um custo alto e fixo, pois além do salário há vários impostos INSS, FGTS a serem pagos mensalmente. Muitas vezes, pagar hora extra aos empregados existentes sai mais barato.
  1. Terceirize: O serviço que não for de sua competência essencial, sua atividade fim da empresa, pode ser terceirizado. É mais barato. Você vai economizar com mão-de-obra, energia, entre outros gastos.
  1. Compre equipamentos seminovos: Antes de comprar um carro ou máquina para sua empresa, faça uma cotação com equipamentos novos e seminovos. Muitas vezes, vale a pena investir num equipamento de segunda mão, pois a economia pode chegar até 70% do valor.
  1. Negocie prazos coerentes com as vendas: Os prazos mandam nos seus negócios. Se o seu cliente paga com 20 dias, negocie com seus fornecedores um prazo de 25 dias.
  1. Mantenha a qualidade no atendimento: Mesmo com a redução de custo, é preciso manter a atenção na qualidade e na eficiência do atendimento ao cliente. O cliente é o seu principal ativo. Sem ele, não há negócio. Portanto, cuide atentamente do atendimento ao cliente.
  1. Informe seus funcionários: Seus funcionários precisam ter informações sobre a empresa de forma acessível. Quanto menos tempo eles gastarem em procurar informações para os clientes, mais tempo vão ter para cumprir suas tarefas e a produtividade será maior. Promova cursos mensais, divulgue boletins semanais. Tempo é dinheiro.
  1. Use a WEB 2.0: Há uma grande variedade de sites que oferecem produtos gratuitos ou com baixo custo para sua empresa, possibilitando a economia na compra de licenças, além de ajudar na divulgação da empresa.
  1. Dê férias coletivas: Quando possível, dê férias coletivas aos funcionários no final do ano e janeiro. Além de ser um período que a demanda pelos produtos e serviços reduz drasticamente, a economia com despesas com infraestrutura como luz, água será alta.
  1. Otimize os processos: Faça um rodízio de funcionários. É importante que todos conheçam todas as fases para que eles tenham uma visão ampla do negócio. A reciclagem e troca dos funcionários promove uma otimização dos processos e a empresa ganha em qualidade, reduz tempo, por consequência custo das operações.

Pin It on Pinterest

Share This